A falta que uma administradora faz

Neste post listamos os principais desafios de um síndico sem ter o respaldo de uma empresa de administração de condomínios.

Como são diversos temas, e cada tema tem muita complexidade, nós sempre entregamos nossos imóveis com uma administradora de condominios já contratada. Nosso último imóvel lançado em Curitiba nós fizemos a parceria com a Ocidental Adm.

Financeiro

O financeiro de um prédio é diferente por um simples motivo: não é exigida por lei. Porém o síndico deve fazer ao menos o balanço por mês, para esclarecer sobre a quantia de dinheiro que entrou e que saiu do condomínio no mês.

A lei exige que o responsável recolha os impostos como PIS, COFINS, etc.
Todo o planejamento sai de um trabalho contábil-financeiro. Uma boa contabilidade é o segredo do sucesso.

Receber vencimentos, quitar boletos de prestadoras de serviços, e negociar com inadimplentes também fazer parte do trabalho.

Obras

Um grande síndico sabe que um prédio é quase que um ser vivo, pois está sempre mudando. Por isso é preciso que o síndico tenha um bom planejamento de obras, para que nunca falte dinheiro e nunca coloque a contabilidade do condomínio em uma situação crítica.

 
As principais obras de grande porte são manutenção nos elavadores, substituição de canos e prumadas, repastilhamento, pintura e impermeabilização. Espaço Gourmet, Cantinho Geek, Academia privada estão em alta hoje em dia. Por isso o síndico deve estar sempre atento ao que está dando certo no mercado, e incorporar obras deste tipo no imóvel.

 

Recursos Humanos

As leis trabalhistas se aplicam a um condomínio da mesma maneira que uma empresa qualquer. Os empregados devem ter carteiras assinas, férias remunaradas, INSS e todos os benefícios definidos na CLT. É responsabilidade do síndico que tudo seja cumprido para que o condomínio não sofra com processos trabalhistas.

 
Como cada estado tem uma certa vigência dos deveres e obrigações de funionário e patrão, o controle de RH fica complexo e extremamente burocrático. Não é a toa é que esse é um dos principais pontos onde o condomínio decido delegar essas atividades a uma administradora profissional de condomínios.

 
Ao contratar um novo funcionário, síndico deve exigir os documentos de identificação, um exame admissional e pagar o piso salarial da categoria, no mínimo.

 
O cartão ponto deve ser acompanhado todo final de mês para poder pagar os vencimentos de cada um (até o quinto dia útil do mês). Lembrando apenas que os impostos são recolhidos normalmente. O síndico precisa tomar muito cuidado com o cartão-ponto. A grande maioria das reclamatórias judicias ocorre devido ao excesso de horas extras. E se não houver como provar que todas as horas trabalhadas foram devidamente pagas, o ex-funcionário ganha a causa, o que acarreta em um prejuízo maior para o condomínio.

 

Desentendimentos entre moradores

Não é função do síndico se meter nessas situações. O seu foco deve é área comum. Nada do que acontece privativamente entre moradores deve ser responsabilidade do síndico. Então, se existe um cano vazando água de ou para uma área comum, o síndico precisa resolver.

 
Todavia se existe um vazamento de água entre vizinhos, então o síndico nada tem a ver. Mas a experiência nos mostra o contrário. Existe uma gama de inconvenientes que são gerados entre vizinhos como lixo sendo jogado, fumaça do cigarro, abuso de garagem, som alto, etc.
É difícil ter que lidar com esse tipo de incidente, mas muitas pessoas consideram que um bom síndico tem esta carta na manga, como uma grande diferencial.

 

Empresas Externas

Quem deve escolher, negociar e acompanhar o trabalho de prestadores de serviço é o síndico. Ao escolher uma empresa, é pedido do síndico entre 3 a 5 orçamentos, e ele deve justificar a escolha da empresa bem como o investimento com os condôminos.

 
É comum vermos serviços como jardinagem, manutenção de piscina, limpeza, telefone e internet, materias de construção, manutenção de canos e empresas de segurança.

 
A questão de segurança é muito importante. A primeira cabeça a ser cortada é a da empresa de segurança, pois nunca são requisitadas. Nunca em hipótese alguma deixe de pagar por este serviço, segurança em primeiro lugar.

—————————————————

Clique aqui para entender o que um síndico faz
Conheça a empresa de administração de condomínios Ocidental em OcidentalAdm.com.br